terça-feira, 16 de novembro de 2010

Eternos submissos

Estava eu na secretaria da faculdade quando chegam 3 gringos, duas mulheres e um homem. O tal, deseja bom dia a todos, em inglês e diz que gostaria de falar com o Prof. Furusteca, ainda em inglês!
Na secretaria estava somente uma faxineira, que me olhava desesperada por não ter, obviamente, entendido nada que o sujeito falou. Eu, não por pena dela, mas para ajudar mesmo, traduzi e os tais sairam sem nem me deixar um obrigado, ainda que na lingua deles!
Dai o meu trio de leitores podem se questionar, qual o problema desta história?
Muito simples: se fosse um pobre mortal brasileiro chegando em uma universidade gringa, seja nos isteites, seja na zoropa, isto não aconteceria. Por que?
1)Por que a faxineira iria fazer uma cara de num intendu o que o sinhô fala e iria responder na lingua dela mesmo. Afinal você está no meu país, no lugar onde EU trabalho e é você que está perdido, not ME!
2) Brasileiro, por mais que não saiba falar outra língua, sempre se esforça para entender e ajudar os outros e ainda que em outro país iria fazer de tudo para ser entendido.
Quando teremos orgulho de ser o que somos?! É por isso que este povo se acha quando chega aqui.

Nenhum comentário: