quinta-feira, 14 de junho de 2012

Orgulho nacional

Brasileiros tinham que aprender, pelo menos isso, com os estrangeiros: a ter orgulho do país que vive. E isso é tão forte que quando um brasileiro vai morar no exterior, compra a idéia que está no paraíso e começa a colocar mais pra baixo ainda o nosso Brasil. Gente, coisa ruim tem em qualquer parte do mundo. Aqui na França eu tenho pavor dos árabes...sem generalizar e mal comparando, os árabes na França são como os piores favelados no Rio de Janeiro! Daí vem nego dizer que tem medo de andar no Brasil porque a violencia está demais...ok, vai andar num banlieue (periferia) de qualquer cidade francesa e me dizer que se sente segura, confortável e feliz da vida?! Os europeus querem e falam mal do seu país, mas não admitem que estrangeiro, mesmo morando fale e sabem vender o seu peixe muito bem quando contam maravilhas do lugar onde vivem. Não sou uma brasileira ingrata e tenho sim vontade de voltar a morar no Brasil. Alguns podem falar: ah, tá falando bem do Brasil porque não tá lá?! A questão não é essa. O ponto que eu quero chegar é que existem problemas em todos os lugares, e são proporcionais ao tamanho da cidade. Um bom exemplo é que da última vez que fui a Paris, demorei 2hs pra chegar de carro em um lugar que o GPS indicava que eu ia chegar em 15 minutos, senão tivesse o transito absurdo que estava. Me senti no Rio de Janeiro! O paraíso não existe. Precisamos aprender a lavar a nossa roupa suja em casa e quando formos falar de nosso país vamos espalhar coisas boas, assim como os gringos fazem ;)

Nenhum comentário: