Hoje na Ilha do Fundão, lugar onde estudo, foi jogado toneladas de peixes podres no canal que já fede a ovo podre, mas que a UFRJ está se encarregando de tentar despoluir.
Acontece que os próprios pescadores declararam que jogaram as sardinhas lá, porque têm baixo valor comercial, servindo somente para farinha de peixe ou isca para pescar outros peixes. Como a pesca é de arrasto até eles voltarem da Baia de Guanabara o peixe já morreu dentro do barco, então eles jogam de volta no mar. Procedimento considerado normal!
Questionado pela jornalista que isso se tratava de crime ambiental, o Presidente da Associação dos Pescadores Cariocas declarou que ele gostaria que ela apontasse quem algum dia foi preso por jogar esgoto nos mangues, lagos e mares da cidade, se algum político, empresário ou cidadão já respondeu por tal crime.
Eu ri. O que ele declarou é verdade. O máximo de punição que recebem é uma multa que na verdade nem sei se pagam.
A resposta da reporter é que um crime não justifica outro. No que concluo, este país não vai pra frente. É pela impunidade, é pela ignorância que não sairemos nunca desta mentalidade de que se um faz porque eu não posso fazer também. Que vergonha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário